Paróquia São Lourenço Mártir e Nossa Senhora das Graças
-
Arquivo pessoal - * Frei Luizinho Marafon ? Pároco na igreja São Lourenço Mártir
* Frei Luizinho Marafon - Pároco na igreja São Lourenço Mártir
70 anos de História
Em 1950, após a autorização do Bispo de Palmas, PR, Dom Carlos Eduardo de Sabóia Bandeira de Mello, OFM, os Capuchinhos se instalaram em São Lourenço do Oeste, SC. Dois anos mais tarde, o mesmo, no dia 27 de abril de 1952, instalou a nova Paróquia, dando posse ao primeiro pároco, Frei Fidélis de Colombo.
Os Capuchinhos
Desde o início, os Capuchinhos começaram a organizar a comunidade e ficar próximos das famílias. As lideranças foram surgindo em todos os seguimentos da sociedade e a cada dia a pequena Vila crescia e a paróquia foi crescendo em todos os sentidos. Surgiram então, a Sociedade paroquial, o Apostolado da Oração, a Congregação Mariana, as Filhas de Maria Imaculada e tantos outros movimentos, que fizeram o povo crescer na fé.
O Concílio Vaticano II
Depois veio o Concílio Vaticano II e as comunidades foram se renovando e acompanhando todos os passos da Diocese de Chapecó. Dom José Gomes participou das seções do Concílio e voltou pondo em prática, na Igreja diocesana, aquilo que lá havia refletido com os bispos do mundo inteiro.
A Construção da Matriz
Outro marco para a cidade foi a construção da Igreja Matriz. A bênção da pedra fundamental da atual Igreja Mariz, ocorreu no dia 1º. de novembro de 1959, com a presença de S. Excia Revma. Dom José Thurler, primeiro bispo da Diocese de Chapecó. A Igreja Matriz foi inaugurada no dia 24 de julho de 1966. Um dos templos mais lindos do Oeste Catarinense.
Nossos dias
Hoje, vivemos dias maravilhosos, a cidade cresceu e tornou-se um polo muito forte em todos os sentidos. Nossa região é formada por um povo trabalhador, lutador, que tem muito amor pelo trabalho e pela organização. O passado serve como inspiração para fazer acontecer o presente e preparar o futuro. Nestes 70 anos, houve uma parceria muito forte entre o povo desta região e os Freis Capuchinhos. Aqui passaram Religiosos e Religiosas que fizeram da vida um dom a serviço do Povo de Deus. Aqui encontraram apoio para fazer a comunidade crescer. Aqui as famílias sempre deram um testemunho fiel, contribuindo e se colocando a serviço. Tanto as famílias de ontem como as de hoje não se negam a servir a Deus e às pessoas.
As Comemorações das Bodas de Vinho
De 21 a 24 de abril de 20222 a comunidades celebrou momentos ,marcantes com um Tríduo em louvor ao bom Deus por tantas graças derramadas sobre este querido povo. Houve grande participação da comunidade e a presença de vários Religiosos e Religiosas que trabalharam na comunidade.
No dia 24 de abril, domingo, Dom Odelir José Magr, Bispo da Diocese de Chapeco, presidiu a celebração de Ação de Graças na Igreja Matriz, com grande participação da comunidade. Na homilia, Dom Odelir, relembrou toda a trajetória dos 70 anos da Paróquia, destacando que somos uma Igreja Sinodal e que esta caminhada é "uma história de amor, regada pela fé".
Após a Missa, todo o povo, dirigiu-se à frente da Matriz onde Dom Odelir abençoou e descerrou a Placa Alusiva aos 70 anos de História. A conclusão dos festejos foi no Centro de Pastoral onde foi servido um delicioso almoço para a comunidade.
Deus seja louvado por tudo e por todos. Obrigado à Diocese que sempre acolheu os Capuchinhos. Obrigado aos Padres, Religiosos e Religiosas que aqui deixaram marcas profundas de amor e doação. Obrigado ao querido Povo de Deus, vigoroso na fé e sempre pronto a servir. Que a Virgem Maria abençoe a todos e nos faça, cada dia mais, homens e mulheres de esperança.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário